quinta-feira, junho 30, 2005

Autódromo Municipal "José Carlos Pace" - Interlagos

Depois da sua inauguração, somente em 1950 foram feitas grandes mudanças no circuito, visando a grande festa que aconteceria em 1954.

Com o tempo,o circuito caiu novamente no esquecimento, deteriorando-se, quando, em 1969, Lula Gância, na época vice-presidente da Associação Paulista de Volantes de Competição, iniciou uma campanha para melhorias em Interlagos. A re-inauguração foi em 29 de fevereiro de 1970 com uma prova da temporada internacional de Fórmula Ford, que foi vencida por Emerson Fittipaldi, no início da sua carreira. Em outubro de 1971, após novas obras, como: guias, sarjetas, galerias para águas pluviais, alambrados na área dos boxes, lavadeiras na beirada da pista, o túnel para acesso ao interior do circuito e um edifício de quatro andares, onde existem cabines de rádio e televisão, e a tribuna de honra. Neste ano foi realizada uma prova internacional de Fórmula 2, vencida por Emerson Fittipaldi e o segundo colocado foi Ronnie Peterson.

A primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil aconteceu em 1972, que teve a participação de Emerson Fittipaldi. Esta prova serviu para homologação da pista, não tendo validade para o campeonato. De 1973 até 1980 tivemos o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos. De 1981 até 1989, o GP Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro, no Autódromo de Jacarepaguá.

A partir de 26 de dezembro de 1985 passou a chamar-se Autódromo Municipal "José Carlos Pace", que ficou sediando apenas corridas regionais (campeonato paulista de automobilismo), nacionais (Stock-Car, campeonatos de motovelocidade e campeonato brasileiro de fórmula Ford), e o campeonato internacional de Fórmula 3 Sul-Americana.

Em 1989, o autódromo foi reformado e trouxe o GP Brasil de Fórmula 1 de volta a São Paulo. O circuito que tinha 7,823m, passou a ter 4,325m. Foram construídos 23 novos boxes, nova sala de imprensa, uma nova torre de cronometragem, um centro médico e tudo o que de melhor podia ser construído, tornando Interlagos um dos circuitos mais modernos do mundo.

No início do ano 2000, a pista foi recapeada, foram também construídas novas salas debaixo da parte de trás dos boxes, Após o recapeamento, o traçado passou a ter 4,309m.

Para o GP Brasil de 2002, algumas caixas de brita foram retiradas e asfaltadas. Isto foi feito no "S" do Senna, na curva do lago e no Laranjinha.

Interlagos é o único autódromo brasileiro que tem uma equipe de resgate disponível todos os dias da semana e do ano.