A Micro Derrota ou Micro Stress
Vitor Groba
Nosso dia a dia é feito por desafios e superações constantes, mas em alguns momentos não conseguimos ter sucesso devido a fatores muitas vezes fora de nosso controle.
Quando não realizamos essas tarefas sentimos algo que chamo de Micro Derrota ou Micro Stress, variando pela quantidade de eventos (negativos) e sua intensidade.
Quase sempre estes eventos são decorrentes de uma seqüência de erros conhecidos, onde costumamos dizer o famoso "vai dar merda" ou que no final levantaremos a plaqueta do "eu já sabia".
Tais acontecimentos, aos poucos, minarão sua existência na Companhia.
Sempre por decisão própria, porque chega o momento onde você começa a questionar sua competência, e até a de seus dirigentes, já que muitas de suas frentes fracassam.
Acredito que a maneira de mudar este cenário seria valorizar o capital humano que temos, deixando em segundo plano o ponto de que todos podem ser substituídos. Já que a perda do conhecimento é inevitável e intangível, mesmo com metodologias e padrões que supostamente fazem a gestão do conhecimento.
A troca de recursos (pessoas) é dolorosa e traz ônus a todos da equipe, pois nunca teremos um grupo redondo, azeitado, que funcione como um relógio.
Neste caso levando o grupo ao Micro Stress.
Claro que com o dinamismo que nosso negócio proporciona, não conseguimos manter todo o grupo, mas devemos ter pilares que sustente os novos integrantes. Pilares que conheçam o dia a dia, que agreguem conhecimento e liderança.
Falta visão para aspectos que vivemos e nos frustram tanto.
[Vitor Groba]